domingo, 5 de dezembro de 2010

Desenvolvimento de Modelos Didáticos para o Ensino de Desenho Mecânico Utilizando o Conceito de Prototipagem Rápida.

Os autores deste artigo são: Antônio E. M. Pertence (Universidade Federal de Minas Gerais)
Daniel M. C. Santos (Universidade Federal de Minas Gerais)
Helton Vilela Jardim Universidade de Itaúna)

Este artigo fala sobre o uso de modelos didáticos tridimensionais aplicados ao ensino de graduação nas áreas de desenho mecânico. A construção destes modelos, além da possibilidade de visualização tridimensional, proporciona melhorias da interpretação geométrica e raciocínio espacial, muito importantes no aprendizado do projeto de máquinas, o que torna possível a concepção de peças e montagem de protótipos.
Lidando-se com sólidos elementares na construção dos modelos, enriquece-se a base conceitual interpretativa por serem eles os referenciais interpretativos geométricos. O artigo explica que os modelos didáticos tridimensionais podem ser desenvolvidos utilizando-se várias metodologias tais como: modelagem por massa;planificação de superfícies ou usinagem com o uso de plataforma CAD/CAM. No presente artigo discute-se o uso desta última metodologia aplicando-se o conceito de prototipagem rápida.
Segundo o artigo existem basicamente dois modos de construção de modelos didáticos: extrusão de um perfil e manipulação de sólidos elementares.
O processo de criação de sólidos por meio de extrusão, consiste em desenhar o perfil da peça a ser construída e em seguida fazer com que esse perfil seja extrudado na direção de um eixo escolhido.
Apesar desse processo ser simples e de fácil realização, torna-se inviável quando se pretende criar um elemento mecânico que possua formas geométricas mais complexas com diferentes perfis.
O procedimento de construção por meio de sólidos elementares consiste em criar formas geométricas padronizadas ( cilindro, paralelepípedo, prismas, esferas, torus, cone, etc.), e por meio de aplicação de operações boolenas (soma, subtração e interseção), consegue-se a formação de elementos mecânicos. Eles utilizaram o "3D Form" que é um programa didático de geração de objetos tridimensionais virtuais que utiliza a associação de sólidos elementares através de operações de soma, subtração e interseção. Eles chegaram a conclusão que o desenvolvimento de modelos didáticos utilizando conceitos de prototipagem rápida tem-se mostrado interessante no ensino de Engenharia Mecânica. O aprendizado nas áreas de desenho mecânico, de alguns discentes têm sido avaliado através do uso de modelos didáticos desenvolvidos através da metodologia de fabricação pôr prototipagem rápida.
A utilização dos modelos tridimensionais didáticos fabricados em alumínio e nylon foram utilizados em aulas ministradas aos alunos, resultando na utilização de sólidos tridimensionais em lugar do desenho tridimensional ou isométrico.
O próximo passo seria a aplicação de modelos didáticos utilizando conceitos de prototipagem rápida em turmas regulares de desenho mecânico e projetos de máquina, sendo que tais modelos seriam fruto do trabalho didático em turmas regulares de processo de fabricação.

É pessoal, os modelos didáticos são importantes para a melhor fixação do contéudo.
Aguardamos os comentários de vocês.

4 comentários:

  1. adooorei o post sobre modelinhos didaticos, so que nao to conseguindo fazer login pra comentar no meu nome
    vamos ver se agora da certo, mas de qualquer maneira ta a minha marquinha aqui. bjooo
    ass:polyane ribeiro

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  2. Aiii que gracinhaaa...
    Brigadaa Polly!!!
    =)

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  3. Interessante mesmo poder usar esses recursos para melhorar ou facilitar o aprendizado de um conteúdo né kamila?

    Vamos ter que aprender muitas técnicas para instigar nossos menininhos né gentee?

    É.. A CRIATIVIDADE VAI TER QUE SER PARTE INDISSOCIÁVEL DOS NOSSOS DIAS.. RSRS

    beijos lindas!

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  4. Com certezaa viu Eliziane!! A criatividade vai ter que falar mais alto!!
    =)
    bjusss

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