domingo, 5 de dezembro de 2010

Ensino de Biologia por meio de tecnologias 3D.


Olá, professores de Biologia!!! O texto abaixo mostra como as novas tecnologias podem ser úteis no processo de aprendizagem e representar um novo recurso didático que pode ser usado para potencializar o ensino de biologia nas escolas. Espero que vocês gostem dessa novidade e aproveitem para explorar essas ideias e estimular ainda mais a criatividade dos seus alunos.


IMAGENS 3D VIRTUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: RECONSTRUÇÕES DE UM MODELO ANALÓGICO DO OLHO HUMANO EM ALPICATIVO MULTIMÍDIA.

Welerson R. MORAIS (CEFET-MG)
Ronaldo L. NAGEM (CEFET-MG)


Segundo Aumont (2000) as imagens virtuais demonstram como o ser humano se relaciona com o mundo. Nas salas de aula e nos materiais instrucionais elas passaram a representar os fenômenos da natureza, o que Aumont (2000) considera como sendo modo epistêmico da imagem, e se encontram principalmente em livros didáticos. Essas imagens servem, segundo Martins & Gouveia (2003), para facilitar a visualização de conceitos científicos.
As imagens dos livros didáticos são consideradas por Gilbert & Bolter (1998) como sendo modelos didáticos. Esses modelos buscam representar fenômenos o mais próximo possível dos modelos científicos, ou seja, aqueles divulgados pela ciência. São considerados, segundo Eysenck & Keane (1994) como representações externas e podem advir do seu referente real encontrado na natureza ou em outras representações externas (como o caso dos modelos didáticos que representam os modelos científicos). Além das representações externas existem também as representações internas ou modelos mentais, que são todas as representações que os indivíduos possuem em suas mentes a respeito do mundo.
Para Nunes & Lima (2005) um modelo didático tem por objetivo facilitar o entendimento de conceitos científicos complexos. Além disso, um bom modelo didático deve proporcionar a criação de modelos mentais nos alunos, ou seja, a modelagem. Gilbert & Bolter (1998) afirmam que os modelos são mais acessíveis à percepção que as teorias e ainda permitem mais facilmente que as conseqüências das teorias possam ser deduzidas e testadas experimentalmente. Verifica-se, portanto, a importância dos modelos didáticos no cotidiano dos alunos.
No presente estudo são considerados modelos analógicos por serem modelos que representem uma realidade e isso se dá por analogia, assim como indicado por Nunes & Lima (2005) que consideram que os modelos didáticos devem manter um grau de analogia estrutural e funcional com a realidade.
Com as novas tecnologias para o trato com as imagens, podem ser construídos modelos em outros suportes como, por exemplo, o computador, que é um tipo de objeto tecnológico cada vez mais comum na vida do ser humano. A tecnologia utilizada no trato com as imagens é conhecida como computação gráfica (CG) e possibilita tanto a criação, modelagem e reprodução de imagens em duas dimensões (2D) e três dimensões (3D) quanto a manipulação delas em um ambiente virtual
Para Barbosa Junior (2001), a computação gráfica e as animações computadorizadas possuem uma capacidade singular de representar fenômenos da natureza, algo extraordinário tanto para a Ciência quanto para a Educação. Além disso, a possibilidade de interação entre homem e a máquina possibilitaria a construção de uma nova aptidão tanto em professores quanto em alunos, ou seja, a aprendizagem e a manipulação de uma nova mídia como recurso didático.
Sendo assim, uma primeira reconstrução do modelo do olho humano partiu de imagens 3D interativas do olho humano encontradas na internet. Com isso, foi possível produzir um aplicativo multimídia contendo imagens 3D do olho humano e textos retirados de livros didáticos. Esse aplicativo foi chamado de V1 (versão 1) e foi testado juntamente com o material impressos com imagens e textos retirados de livros didáticos em uma pesquisa comparativa que se deu em agosto de 2008 na qual foi possível verificar que o olho 3D interativo proporcionou uma melhora no aprendizado dos participantes superior aos materiais impressos.

E aí, o quê vocês acharam sobre esses novos modelos didáticos??? Não deixe de comentar, sua opinião é muito importante. Afinal, são as trocas de experiências que possibilitam a construção do conhecimento.

4 comentários:

  1. Muito Interessante, afinal modelos de didáticos são fundamentais para a aprendizagem de um conteúdo científico.

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  2. Eu também acho Angelo. São recursos como estes que aperfeiçoam o ensino e amplia a compreensão dos alunos. Obrigada pelo seu comentário.

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  3. Concordo com o Ângelo. Isso pode ser confirmado por nossas experiências mesmo, em que, muitas vezes connseguimos assimilar e compreender melhor um conteúdo através da visualização, seja por um modelo com massinha, um vídeo, uma imagem mais bem elaborada, etc.

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